GONORREIA: SINAIS, CONTáGIO E CURA – O GUIA COMPLETO

Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo

Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo

Blog Article

A doença gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns globalmente, afetando inúmeras pessoas todos os anos. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir qualquer pessoa, e, se ignorada, pode resultar em danos à saúde. Neste conteúdo, exploraremos os indicadores da infecção, meios de contágio, métodos de detecção e maneiras de combate da infecção gonocócica.

Entendendo a Gonorreia

Essa IST é uma infecção bacteriana que compromete principalmente as membranas do trato reprodutivo, incluindo uretra, cérvix, ânus e garganta. Apesar de que seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode resultar em consequências graves.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sintomas da gonorreia podem mudar conforme o indivíduo, e, em determinadas situações, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os indicadores típicos incluem:

Nos Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:

Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:

A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.

Como a Gonorreia é Transmitida?

A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, englobando sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.

Métodos de Diagnóstico

A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:

Exame de análise urinária: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A cura depende da administração de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. No entanto, considerando a gonorreia tratamento evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.

Report this page